Software livre na administração pública dos Açores: Primeiro legisla-se a favor e depois fazem-se acordos com a microsoft


A Assembleia Legislativa Regional dos Açores publicou uma Resolução em que ” Recomenda ao Governo a adopção de medidas que facilitem  a introdução de sistemas e aplicações de software livre nos serviços da administração pública regional” (nº 11/2010/A) e agora a “Secretaria Regional da Educação e Formação e a empresa de software Microsoft vão formalizar na próxima terça-feira um acordo para alargar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas açorianas.”

Definitivamente não conheço empresa mais amiga do software livre e open source do que a microsoft. Pelo que sei, suponho que se queira utilizar o Windows Live nas escolas açorianas. Seria de admirar que a microsoft disponibilizasse licenças gratuitas para todas as escolas dos Açores, o que me leva a perguntar se numa altura de crise (e em qualquer outra altura) não seria muito mais inteligente utilizar uma plataforma que é utilizada em muitas universidades e escolas por todo o país e que tem custo de licenciamento zero? O moodle é essa plataforma e como utilizador digo que é óptima para o ensino online e pode complementar muito bem o ensino presencial.

É óbvio que há custos associados, mas haverão certamente empresas açorianas que podem implementar sistemas moodle a um custo muito mais baixo do que um sistema microsoft. Era dinheiro que aqui ficava e emprego que se criava. Ou alguém tem a ingenuidade de pensar que a empresa de Redmond faz favores a alguém e que o que agora “dá” não se converterá em lucro no futuro?

Caros governantes, ponham em prática aquilo que legislam.

P.S.:  Não tenho nem trabalho para qualquer empresa da área das tecnologias da informação.


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.