Novo projecto: www.azoresinfo.com já está online!

Como tive algum tempo livre durante o Verão, aceitei a ideia de criar um site de informações turísticas sobre os Açores. Sim é verdade, existem alguns mas a razão para avançar para a criação do site prende-se com o facto de nenhum que conheça tenha as funcionalidades que queríamos ver num site de informações.

O www.azoresinfo.com não tem qualquer afiliação com qualquer empresa ligada ao sector do turismo e por isso é totalmente independente. Assim sendo, a possibilidade de classificar e comentar todos os itens, sejam eles hotéis, jardins, pode tornar-se uma mais valia. A avaliação feita pelos próprios utilizadores pode ser, em última análise, a mais fidedigna.

Claro que o site não foi construído apenas por mim. Aliás a minha parte resumiu-se essencialmente à parte técnica, o que já deu algum trabalho. Toda a recolha e publicação de informação foi da responsabilidade da Raquel Pereira :). É um trabalho longo em que muito facilmente se perde a motivação, por isso não é nada fácil.

Falando da parte mais interessante, pelo menos para alguns, o Azoresinfo foi criado recorrendo quase totalmente a Software Livre e Open-Source. Para não tornar o post muito pesado e técnico quero apenas referir que utilizei o CMS Drupal com vários módulos contribuídos, tendo modificado alguns deles para melhor se adaptarem ao que pretendia e programado algumas funcionalidades, para além do tema. Claro que por trás disto tudo está um servidor LAMP :).

Para geo-referenciar os locais utilizei o sapo mapas, que para os Açores, possuem os mapas mais completos.

Para ver mais, basta ir ao Azoresinfo e navegar. Para listar alguma entidade/empresa ou rectificar/adicionar informação basta ir a wwww.azoresinfo.com/pt-pt/contact ou enviar um email para geral AT azoresinfo.com

Ah, e podem dizer que gostam do site no Facebook em www.facebook.com/azoresinfo!

#açores#azoresinfo#projectos#site#turismo

Comments

  1. picaroto - 2 de Novembro de 2010 @ 18:43

    Uma boa iniciativa. por favor não caiam no erro de outras iniciativas do género que se limitam a colocar informação sobre a ilha de São Miguel. Boa sorte!

  2. amrlima - 2 de Novembro de 2010 @ 19:05

    Obrigado! Por enquanto apenas temos informações da ilha de São Miguel mas o objectivo a médio prazo é estender a mais ilhas o projecto. Claro que isso depende também do sucesso que o site terá nos próximos meses. Caso as nossas expectativas se cumpram, vamos de certeza adicionar informações de outras ilhas.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.