Instalar o editor WYSIWYG FCKeditor no drupal 6


Tenho um pequeno site feito em drupal em www.amrlima.info e, apesar de saber um pouco de html, ter um editor WYSIWYG (what you see is what you get) poupa-nos um pouco de tempo, que é coisa que não sobra hoje em dia. O editor WYSIWYG do wordpress é o TinyMCE e é óptimo, mas infelizmente o módulo para o drupal 6 ainda está em desenvolvimento e tenho um erro de php na instalação por isso não consigo po-lo a funcionar.

Então procurei um editor alternativo e o FCKeditor pareceu-me a melhor escolha e existe um módulo para drupal 6. Para instalar o FCKeditor temos de fazer o seguinte.

Fazer o download do módulo do FCKeditor de: http://drupal.org/project/fckeditor

E fazer o download do FCKeditor (o módulo apenas “liga” o FCKeditor ao drupal) http://www.fckeditor.net/

Depois é necessário descompactar o módulo do fckeditor para a pasta /sites/all/modules (é aconselhável manter os módulos contribuitos fora da pasta dos módulos Core para que um futuro upgrade do drupal se faça sem problemas.) utilizando o cpanel ou por ftp.

Depois dentro da pasta criada em /sites/all/modules/fckeditor/  descompacte o FCKeditor.

Em seguida, na administração do drupal activa-se o módulo e é necessário configurá-lo. Antes de mais terá de dar as permissões de acesso ao fckeditor aos utilizadores ue deseja que o utilizem.

Pode configurar quais os campos de introdução de texto que quer que utilizem o fckeditor na configuração do módulo, em cada perfil.

Um problema que por vezes acontece é o fckeditor aparecer com o padrão do tema do site no fundo da caixa de texto. Para isso não acontecer é apenas ir à administração do módulo, à secção css e dizer para o fckeditor utilizar o seu próprio css.

E é tudo! Se precisarem de ajuda deixem um comment!

Vou tentar ainda por o TinyMCE a funcionar e depois digo como 🙂


4 comentários a “Instalar o editor WYSIWYG FCKeditor no drupal 6”

  1. poxa, tenho problemas com o fckeditor, é a quarta vez que tento instalar e nada, primeiro tentei pelo diretório modules, agora pelo diretorio que vc disse, e ainda nao deu em nada… 🙁 o que eu faço?
    grata.
    V.

  2. @viviane, este post já tem um ano talvez e, desde então, provavelmente algumas coisas foram alteradas. Neste momento não estou a usar o fckeditor, uso o módulo wisiwyg (http://drupal.org/project/wysiwyg) em que é possível acopular vários editores incluindo o fckeditor. Outro que pode usar é o TinyMCE. Tente seguir as instruções do no link que dei e as presentes no README ou INSTALL do módulo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.