Problemas com o Firefox no Ubuntu Hardy…


Nos nossos dias a aplicação que todos nós mais utilizamos num sistema operativo é um navegador web (a.k.a web browser). Claro que não é preciso referir aqui a importância desta aplicação. Em Linux o Firefox é o navegador mais utilizado, e até em Windows o Firefox cada vez ganha mais cota de mercado (será pela porque o IE é uma m****?).

O último lançamento do Ubuntu (Hardy Heron) trouxe a verão 3.0 beta5 do Firefox. Embora já seja uma versão bastante estável, com poucos bugs e que sem dúvida gere muito melhor a RAM utilizada pelo Firefox, que na versão 2.0 comia centenas de megas de RAM. Mas sendo esta versão do Ubuntu uma LTS (Long Term Support) terá sido mesmo boa ideia ser o navegador por omissão?

Veja-se este bug:

Browsing with Firefox 3.0b5 on Hardy (All updates applied) causes Xorg to use 50-60% CPU all the time.

This is not limited to a particular site or page – it happens any time when Firefox is rendering pages.

The high CPU usage makes browsing very jerky – switching tabs takes more time than it should, pages appear frozen for a brief moment.

Fui um dos que mal instalou o Ubuntu Hardy notou logo este bug e foi reportar. Era realmente impossível navegar com o Firefox… Já há um fix e já deverá estar nas actualizações pré-lançadas. Há também um pequeno truque para conseguir navegar sem a actualização: Apagar da pasta .mozilla/firefox/xp40lowg.default o ficheiro urlclassifier.sqlite e desligar na secção de segurança das preferências o controlo anti-fraude.

Não teria sido mais prudente continuar com o Firefox 2.0 como navegador por omissão e deixar o 3.0 nos repositórios para quem quisesse utilizar e experimentar o fututo do Firefox?

Eu certamente que iria instalar logo o 3.0, mas para quem precisa de um sistema estável próprio de uma LTS talvez o Firefox 2.0 seria a melhor opção.

Outro problema chato do Firefox 3.0 é a versão portuguesa (Portugal) estar em português Brasileiro… É bastante chato e ainda por cima veio acopolada ao pacote de idioma do GNOME e não ao pacote de idioma do firefox… mesmo irritante… Vou reportar mais este bug 🙂


Um comentário a “Problemas com o Firefox no Ubuntu Hardy…”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.