Novo Portátil Magalhães da Intel produzido em Portugal… que SO?


O novo portátil da Intel, que o nosso Primeiro-Ministro se orgulhou em apresentar, é baseado no Classmate da Intel e ao que pude perceber trará um ecrã de 7 ou 9 polegadas, câmara web incorporada e 512MB de RAM incorporada. Mais informações certamente irão começar a chegar, mas por enquanto a nossa comunicação social preocupou-se mais com os dados “políticos”, já que só consegui ver estes pequenos pormenores no site da msn…

Em relação a uma das partes mais importantes do PC, o Sistema Operativo, parece que a Intel vai apostar – e bem – em dois Sistemas: Windows XP e Linux! Bem, a aposta no XP é um pouco duvidosa já que este já tem o fim de vida anunciado à muito, mas as alternativas da Microsoft (Vista) nunca funcionariam num PC com estas características. Resta saber com que distribuição Linux virá o Magalhães. Mas o que vier será sempre bem-vindo já que é mais um passo na adopção de um sistema rápido, seguro e eficiente.

EDIT: Mais algumas inflormações acerca do hardware: A primeira versão ainda terá o ‘chip’ Celeron; depois, passará a ter o ‘Atom’.Terá 30 Gigas de disco. Fonte: Diário Económico


2 comentários a “Novo Portátil Magalhães da Intel produzido em Portugal… que SO?”

  1. Pois eu vi por aí noutros blogs que os S.O. para o Magalhães serão o XP e o Caixa Mágica, se isto for verdade até está bem pensada a aposta numa distribuição de Linux nacional…
    Quanto ao resto já está quase tudo dito, é um Classmate disfarçado, acho que não é concorrência ao Asus eePC nem ao OLPC.
    De qualquer forma é de louvar a iniciativa… E espero que os Portugueses pelo menos escolham o produto nacional, apesar de no mercado existirem outras alternativas….

  2. Vai sair barato para as crianças das escolas, mas para além disso acho que a concorrência vai ser mais forte. A escolha do Caixa Mágica é de louvar por ser um produto nacional embora nãos seja grande fã da distro… mas isso é outra história 🙂

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.