Taxa de 152 euros por caminhadas em parques naturais


Taxa de 152 euros por caminhadas em parques naturais motiva protesto de montanhistas | PT Jornal.

Não tenho palavras para tanta falta de respeito pelo que é público.

Quanto tempo falta para pagarmos por caminhar nas nossas ruas? Também são espaço público, tal como os parques naturais. Quanto tempo falta para entregar a privados a sua gestão? Cobrar para ter acesso a um espaço público, natural (não foi o estado nem ninguém que o mundo natural) é um profundo desrespeito pelos cidadãos, pelos seus impostos e pelo mundo natural que não é nosso, existe simplesmente. Temos apenas a responsabilidade de preservar, o melhor possível, o que ainda resta. Mas não é assim que o devemos fazer. Só conhecendo podemos proteger. Impedir que a população conheça as suas áreas protegidas irá trazer ainda mais indiferença. A indiferença levará mais cedo ou mais tarde à destruição.

Para além disso, estado não tem qualquer direito de limitar o acesso, por razões puramente financeiras (embora possa alegar que são outras), ao espaço público. Quem não puder pagar 152 € (quem pode pagar?) irá deixar simplesmente de ter acesso aos parques naturais portugueses? Democracia? Igualdade? Há muita gente em Portugal que não acredita minimamente nesses valores. São, para eles, meras palavras convém pronunciar para manter as aparências.

Onde está a nossa liberdade? Hoje não é 23 de Abril de 1974, mas cada vez mais parece.

Notícia no Público, muito mais detalhada.

PS: A desculpa de obter receitas para gerir os parques não pega. Impostos existem. Giram bem o nosso dinheiro, por favor.

 


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.