Praia da Ribeira Quente – Entulho na água

Quando ontem vi (e escrevi sobre) a notícia do AO da denúncia feita pelos Amigos dos Açores, do “despejo” de detritos da obra na praia da Ribeira Quente fiquei preocupado mas imaginei que talvez fossem apenas alguns detritos que, durante a sua remoção, tivessem sido depositados temporariamente na praia e causado o cenário que vi nas fotos e em vídeos.

Hoje fui à Ribeira Quente e, para minha estupefacção, vi um camião amarelo de grandes dimensões a despejar mesmo na rebentação uma carga completa de detritos que provêm da falésia a Norte da praia.

Infelizmente não levei a câmara fotográfica e só consegui tirar esta foto com o telemóvel. É possível ver, ao fundo da praia, um grande depósito de detritos e o camião a despejar ainda mais detritos na rebentação. O mar estava amarelo. Como estará a vida marinha naquela baía?

Para fazer esta obra era necessário mais este atentado ambiental? É assim que o classifico por muito que os responsáveis digam que  “os materiais depositados no areal traduzem-se nos “mesmos materiais que constituem a fonte de alimentação natural da Praia do Fogo” pois esses materiais nunca estão em tal concentração no areal e muito menos na água.

Despejo de entulho na praia da Ribeira Quente

Questões que se colocam neste momento?

– Por que razão estão esses detritos a ser depositados no mar e não são transportados para um local apropriado?

– O dono da obra e a entidade que a fiscaliza consideram esta atitude do empreiteiro normal?

– Está prevista na obra a limpeza do areal e da zona de rebentação?

#obras#Praia#Ribeira Quente

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.