Lifera: Os seus feeds no seu Linux


Já aqui falei de muitas aplicações que utilizo frequentemente ou até esporadicamente. No entanto tenho-me esquecido, um pouco injustamente, de uma aplicação que utilizo com muita frequência: O leitor de fontes Liferea. Logo a seguir ao navegador web e ao cliente de e-mail o leitor de feeds é a aplicação que mais frequentemente utilizo.

É escusado estar aqui a enumerar as vantagens de de ter todos os sites/blogues que lemos regularmente agregados num só programa, seja este online ou não. Em Linux existem alguns leitores de feeds sendo um dos mais conhecidos o Akregator para o KDE. Para GNOME temos por exemplo o Liferea. Desde a primeira vez que experimentei o Liferea nunca mais deixei de usar (com excepção de algumas curtas incursões pelo KDE onde utilizei o Akregator). Correspondeu, desde a primeira hora, às minhas expectativas em relação a um leitor de feeds.

O Liferea suporta feeds RSS e Atom. As fontes dispõem-se em árvore num painel à esquerda e o texto é exibido num painel inferior, sendo os títulos dos posts apresentados noutro painel superior. Para quem a mobilidade é essencial, a opção de sincronização dos feeds com o Google Reader deverá agradar.

liferea

É rápido e fácil de utilizar. Permite a pesquisa de conteúdo das fontes e pastas de procura permanentes. Há opção de manter um ícone na área de notificação que exibe a quantidade de itens não lidos.

Na secção de preferências existem muitas opções para configurar e personalizar o Liferea ao seu gosto. Integra-se muito bem com o GNOME devido a ser desenvolvido em GTK mas não é uma aplicação GNOME no sentido restrito dado que não se encontra hospedada nos seus servidores.

Em Debian e derivados é só: apt-get install liferea e estão prontos a utilizar o Liferea.

Para todos os outros é só utilizarem o vosso gestor de pacotes preferido.

Que mais se há-de dizer? É software livre, utilizem!


Um comentário a “Lifera: Os seus feeds no seu Linux”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.