Livro – A Fuga de Sharpe (Sharpe’s Escape) – Bernard Cornwell


Não é um grande livro, mas entretém e é consideravelmente preciso no que diz respeito aos factos históricos. A trama é, no entanto, simples e os personagens pouco complexos e trabalhados.

Perante os cenários de fome, destruição, morte, saque e violação, a escrita de Bernard Cornwell parece-me sempre um pouco fria e distante. Há muitas formas de descrever as maiores atrocidades, e há escritores que consegue-nos quase transportar para onde elas acontecem e quando de lá saímos, saímos, pelo menos, com a sensação de um um grande murro no estômago. Pelo menos em “A Fuga de Sharp”, Cornwell não é um deles. A sensação que dá é que vemos a acção a partir de um ponto elevado, como um jogo de Estratégia em Tempo Real. Não estamos no meio da acção, apenas a observamos a uma distância segura. O facto do autor dar muita importância às descrições das batalhas e à tática militar não será alheio a isso. Essa preocupação de Cornwell que, por um lado, torna o livro mais frio, acaba por ser muito informativa. Pelos menos fez-me perceber melhor como se processavam realmente as batalhas no século XIX. Os filmes não fazem jus à complexidade da tática militar da época.

Em resumo, um livro interessante para quem quer saber mais sobre as invasões francesas em Portugal, acompanhado de uma aventura um tanto linear e previsível mas que entretém.

https://www.goodreads.com/book/show/6393604-a-fuga-de-sharpe-sharpe-s-escape


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.