GNU/Linux Portugal


Há já algum tempo existem uma comunidade de linux organizada em portugal. Aqui fica um pouco da história desta comunidade. Visitem o site: http://gnulinux-portugal.org

GNU/Linux Portugal
[http://www.gnulinux-portugal.org]

O projecto GNU/Linux Portugal: GNU/Linux em Português para Portugueses é uma comunidade de utilizadores do sistema operativo GNU/Linux, que procura promover e impulsionar o uso deste sistema operativo livre e de todo o software livre em Portugal.

O GNU/Linux Portugal como grupo de utilizadores descreve-se como um grupo de utilizadores do sistema operativo GNU/Linux, promovendo o uso desta designação como a mais correcta, fazendo a distinção entre o sistema GNU e o kernel Linux.

Visando a promoção do GNU/Linux em Portugal criamos e suportamos o site www.gnulinux-portugal.org com notícias relacionadas com esta área, criando documentação em Português, respondendo a questões tanto no forum (http://forum.gnulinux-portugal.org) como no canal de irc #gnulinux, promovendo eventos, mantendo uma lista de empregos e empresas relacionadas com GNU/Linux, e procurando sempre novas e mais ideias para fazer crescer cada vez mais este projecto.

O GNU/Linux Portugal mais do que ser uma comunidade de GNU/Linux, é uma comunidade de Software Livre, com diversas actividades como alertar para os perigos das patentes de software (http://livredepatentes.gnulinux-portugal.org/).

A História

Em Outubro de 2001, com a criação do canal #linuxpt na rede de irc ptnet (actualmente #gnulinux), começou-se se a reunir por lá um grupo de pessoas que daria mais tarde origem ao projecto Linux-Portugal (originalmente com esta designação, e actualmente GNU/Linux Portugal).

Um ano depois em Outubro de 2002, Luís Rodrigues, confrontado com um trabalho para uma cadeira de Sistemas Multimédia, começa a desenvolver um site de informação sobre GNU/Linux em Português, ligado ao #linuxpt. Em Janeiro de 2003, fica disponível o site em linuxpt.gaesi.org, com a designação Linux[PT]. A partir desta data, foram-se juntado novas pessoas ao projecto.

Impulsionado por Luís Rodrigues e Simão Soares (que se havia juntado a este) o projecto cresce, e a 30 de Junho de 2003, passa a ter a designação Linux-Portugal, e novo endereço (www.linux-portugal.org). Em Julho 2003, o projecto ganhou novas pessoas também importantes, como Ricardo Nuñez, designer do actual site.

Em Agosto de 2003, entrou em funcionamento o forum, em http://forum.linux-portugal.org e actualmente em http://forum.gnulinux-portugal.org.
E foi também por essa altura que se colocou a questão de se apenas usar o termo “Linux”, que teve como resultado a mudança do lema para: GNU/Linux em Português para Portugueses. E em Outubro de 2003, a mudança de nome para GNU/Linux Portugal, e uma aproximação clara às ideias e conceitos da Free Software Foundation e do projecto GNU.

Em Janeiro de 2004, é lançado um novo site também totalmente desenvolvido pela equipa do GNU/Linux Portugal, o endereço passa a ser www.gnulinux-portugal.org, e é também disponibilizado o manifesto contra as patentes de software na Europa “EuropeSwFree” em Português no endereço livredepatentes.gnulinux-portugal.org

Em Março de 2004, o GNU/Linux Portugal ultrapassa os 400 membros registados, Helder Soares inicia o projecto de criação de um LIVECD GNU/Linux, o projecto Caravela. E é também neste mês que o GNU/Linux Portugal passa a ser o primeiro grupo Português presente na listagem de grupos da GNU / FSF, “GNU/Linux User Groups”, http://www.gnu.org/gnu/gnu-user-groups.html .

Por favor envie dúvidas ou questões sobre o GNU/Linux Portugal para admin@linux-portugal.org.
A cópia fiel e a distribuição deste artigo completo é permitida em qualquer meio, desde que esta nota seja preservada.


2 comentários a “GNU/Linux Portugal”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.