Admirável mundo novo?

Palavra do mês: Vista. Falou-se tanto… bem nem tanto assim em Portugal porque “aborto” esteve mais em voga. Mas por onde quer que, no mundo virtual das linhas telefónicas e do cabo, se andasse não se via outra coisa. O senhor Bill prometeu inovação e segurança com essa nova palavra que já entrou no nosso vocabulário (no português já cá estava à muitos anos certamente). Quanto à inovação, muitos dirão que sim, é inovador, outros rir-se-ão citando mil e um exemplos das novas características do Vista já presentes em outros Sistemas Operativos (SO). Quanto à segurança o tempo certamente dirá, mas por várias razões parece-me (e a muito boa gente) que seguro ou não este novo “windoze” terá os mesmos problemas do que as anteriores versões. E porquê? Principalmente porque é o sistema mais utilizado em todo o mundo (mais de 90% segundo algumas estatísticas que por aí andam), e logo será aquele mais atrativo aos ataques de tudo o que são hackers, crackers, adolescentes curiosos e criminosos da web que tentam de tudo para nos roubarem passwords de contas bancárias e números de cartões de crédito. E acreditem que infectar um pc remoto com um virus, spyware ou trojan é bem mais fácil do que imaginam… é incrível o que se lê em foruns apenas um pouco “ocultos”. Depois temos o facto do dono da empresa que fabrica este SO ser, nada mais nada menos, o homem mais rico do mundo. Se não o podemos atingir porque não atingir a sua “propriedade”? Eis outra grande razão para que o Vista tenha graves problemas de segurança no futuro. Mas, como se isso não bastasse, o senhor Bill não deve nada à modéstia pois numa entrevista à NewsWeek disse “apenas” o seguinte, ao falar das acusações de roubo de ideias do OSX da Apple para o seu preciso Vista: “Nowadays, security guys break the Mac every single day. Every single day, they come out with a total exploit, your machine can be taken over totally. I dare anybody to do that once a month on the Windows machine.” Aposto que muita gente pôs mãos à obra ao ler esta frase.

E você? já pensou em fazer upgrade à sua máquina para o vista? Pois antes disso terá de ver o preço de uma licença para além de confirmar se o seu pc cumpre os requisitos mínimos de hardware: “ O Windows Vista Home Premium poderá ser obtido a partir de 269 euros e o Windows Vista Ultimate a partir de 439 euros. Os preços estimados para venda ao público das versões integrais são de 399 euros para o Windows Vista Home Premium e 669 euros para a versão Ultimate.” Bem como vêm será um investimento avultado. Sei que quase toda a gente está a rir por dentro e a pensar que consegue uma cópia de um amigo ou através de download. Há pequenas ilegalidades necessárias à vida não é? Mas há que ter cuidado porque algumas das cópias já poderão vir com “software adicional” , e lá vamos de novo para a questão da segurança. Valerá mesmo a pena tanto esforço? Antivirus, antispyware, antimalware, firewall, tudo isso e mesmo assim ainda apanhar virus e outras doenças virtuais que fazem o nosso pc parecer uma carroça. Para todos vós que acham que até se calhar não vale a pena lembrem-se que alternativas existem! Se continuar a querer pagar compre um Mac, se não quiser gastar um tostão nem ter de ter mais grandes preocupações com virus e afins experimente uma distribuição de Linux. Pânico, isso é para maluquinhos. Olhe que não! Já não! Não precisa de instalar, apenas tem de fazer download de uma imagem de um cd, gravá-la num cd, por o seu pc a arrancar a partir da unidade de cd room e esperar que o sistema operativo carregue. LiveCD. Quase todas as distribuições de Linux o têm hoje em dia. Não apaga nada do seu disco nem instala absolutamente nada. Pesquise um pouco, lembre-se que o Google é o seu melhor amigo. Aconselho o Ubuntu Linux pela sua facilidade de utilização e fiabilidade. Mas existem muitas outras. Com o Live CD pode experimentar uns dias a ver como se sente. Mudar de sistema operativo não é fácil, estamos formatados para pensar de uma forma e subitamente uma nova forma de fazer as coisas é-nos apresentada. É como estar debaixo de água a mergulhar. É um mundo diferente, um pouco assustador no início de depois libertador.

Não quero aqui fazer um guia nem nada parecido. Apenas pensar um pouco e pedir que também pensem. A informação está aí na net. Aquilo em que você teve dificuldade outras pessoas já tiveram antes. Vocês não está sozinho.


If you want to follow this post leave a comment bellow and continue the thread, or sbscribe the feed. If you don't have a feed reader you may subscribe by e-mail. Click here to sign up.

Ainda sem comentários.

Deixe o seu comentário

Line and paragraph breaks automatic, e-mail address never displayed, HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(obrigatório)

(obrigatório)