Ler blogues vs jornais/TV


Não vou fazer aqui nenhuma comparação entre dois tipos de média, apenas vou tecer algumas considerações.

Gosto de ver noticiários e também de ler jornais, embora estes últimos requiram tempo de que não disponho actualmente. A vantagem dos noticiários é que posso estar a fazer outra coisa qualquer e ir dando uma espreitadela de vez em quando. Vejo muito os noticiários da sic notícias por serem transmitidos a quase todas as horas e porque normalmente ali até se faz melhor jornalismo do que nos canais generalistas.

Apesar de estar numa altura em que o tempo disponível definitivamente não abunda, continuo a acompanhar vários blogues e alguns planetas. Quase todos os dias passo os olhos pelos títulos e alguns chamam a minha atenção. Poucos me fazem ler o artigo completo. Por vezes ler blogues é como ver um programa de comentários mas sem a filtragem da auto censura dos grandes meios de comunicação social. Mas simplesmente detesto quando dezenas de bloggers transcrevem uma qualquer notícia do dia. É das poucas coisas que me fazem remover um feed. Vou deixar de subscrever alguns planetas e passar a subscrever os blogues que me interessam exactamente por essa razão.

Muitos dos feeds que subscrevo são internacionais e aos poucos a minha lista de subscrições do liferea ganha tendências políticas, ideológicas e pessoais (apesar de ter muito poucos amigos bloggers). Ora aí está uma coisa que nunca percebi: porque raio tão poucas pessoas que conheço pessoalmente não blogam? Quando se fala de coisas como o hi5 toda a gente adere, mas escrever umas linhas sobre o que vier à tola parece que já é mais complicado. Se calhar até blogam e eu não sei… ou talvez não.

Já nem sei porque comecei este post, mas nem sempre é preciso terminar a falar do que se começou.


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.