Investidores e corretores da bolsa sofrem de doença bipolar?


Ouvir notícias nos últimos tempos é ouvir falar nos pânicos e das euforias constantes das bolsas mundiais. É algo que realmente não percebo por muito que tente. Toda a gente sabe que estamos numa altura de dificuldades em quase tudo o mundo.

Eu, e o comum dos mortais, andamos preocupados com a crise e não vemos motivos para qualquer euforia nos últimos meses. Esperamos por dias melhores e fazemos a nossa parte, lutando por sobreviver. Pelo contrário quem investe na bolsa parece sofrer de doença bipoilar.

A Doença Bipolar, tradicionalmente designada Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e «mania». Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável. As crises podem ser graves, moderadas ou leves.
As viragens do humor, num sentido ou noutro têm importante repercussão nas sensações, nas emoções, nas ideias e no comportamento da pessoa, com uma perda importante da saúde e da autonomia da personalidade. in adeb.pt.

Esses investidores e corretores num dia estão eufóricos e optimistas, no dia seguinte a depressão toma conta dessas mentes que controlam o dinheiro que circula pelo mundo. Ou isso será isso ou será algo pior… como o povo diz: endoideceram de vez! Para mim é incompreensível que num dia se pense que é uma excelente hora para investir e no dia seguinte já se ache que o mundo vai acabar por isso é melhor vender tudo que se tem.

Talvez seja uma das razões que para o estado a que as coisas chegaram.

PS: Não quero com este post descriminar de qualquer forma as pessoas que sofrem realmente dessa doença, o objectivo é apenas mostrar um ponto de vista.


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.