Dual boot Ubuntu 8.10 e Fedora 10


Ontem, enquanto corrigia alguns trabalhos, aproveitei para instalar o Fedora 10 no meu desktop em dualboot com o Ubuntu 8.10. Já limpei o window$ do desktop há alguns meses por isso só tinha mesmo o Ubuntu instalado.

Depois de gravado o iso do livecd lá arranquei com o Fedora e, após alguns minutos o sistema tinha arrancado. Instalei o Fedora numa partição livre de 10 Gigas, utilizando a nesma partição /home e /swap usadas pelo Ubuntu.

Foi mais fácil do que pensei, pelo menos a instalação. Iniciei o Anaconda (instalador do Fedora). É necessário conhecer bem a sua tabela de partições, por isso é aconselhável que se registe tudo isso numa nota para que desgraças não aconteçam… :).

Depois de estar completa a tabela de partições, continuei a instalação e logo depois tinha a hipótese de escolher onde instalar o GRUB, aí é muito importante escolher para instalar o GRUB na partição / em que se vai instalar o Fedora e não no MBR para que o Ubuntu continue a ser o SO primário.

Preparei-me para uma meia-hora ou mais a corrigir trabalhos, enquanto o Fedora era instalado, mas em menos de 15 minutos (ou menos ainda) o processo estava concluido. Foi muitíssimo rápido, nunca vi uma distro instalar tão rápido.

Reiniciei e chegando ao GRUB obviamente não tinha o Fedora listado. Arranquei o Ubuntu e editei o ficheiro /boot/grub/menu.lst adicionando as seguintes linhas:

title        Fedora 10
root        (hd0,1)
kernel       /boot/vmlinuz-2.6.27.5-117.fc10.i686 root=/dev/hdc2 ro
initrd        /boot/initrd-2.6.27.5-117.fc10.i686.img
chainloader    +1

A linha root deu-me um pouco de trabalho. No meu caso estava a instalar o Fedora na partição sda2 por isso tive de colocar hd0,1. Foi preciso uns minutinhos de google. Depois nas linhas kernel e initrd coloquei o kernel e o initrd que se podem encontrar na pasta /boot da partição em que se installou o Fedora.

Reiniciei e a instalação prosseguiu mais uns poucos minutos. O instalador perguntou então se queria manter o mesmo username dado que já existia um utilizador naquela /home. Esta era a parte que mais temia, por causa de permissões e ficheiros de configuração. Felizmente tudo correu sobre rodas e não tive que fazer qualquer tido de configuração extra. Nem mesmo alterar UID ou GUID. EDIT: Para reentrar no Ubuntu foi necessário alterar o UID e GUID do utilizador no Ubuntu em /etc/passwd e em /etc/group!

Fiz login no muito bonito desktop do Fedora 10…

No próximo post sobre o Fedora: As primeiras impressões e configurações.


2 comentários a “Dual boot Ubuntu 8.10 e Fedora 10”

  1. bom dia to instando o fedora desde 3.30hs me conta essa magica pois são 5 .11 hs e ainda esta instalando rsrsrs mas ainda bem q to instalando no virtualbox pois não ia arriscar perder meu ubuntu so passei pq estava procurando respostas no santo google um abraço

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.