Duas pequenas aplicações que pouparam-me 1 hora de trabalho


Hoje chegaram-me às mãos cerca de 50 fotos para publicar, no flickr e depois, utilizando um plugin do wordpress, colocá-las num site. Tinha as fotos originais e por isso eram, obviamente, de grande resolução. Quando tenho uma ou duas fotos para publicar redimensiono-as com o gthumb, mas com esta quantidade não é realmente nada prático. E para além disso tenho mais do que fazer do que estar a redimensionar imagens… não é que seja preguiçoso nem nada :).

Sei que com o imagemagick é possível fazer isso rapidamente, sem bem que nunca tenha tentado. De qualquer forma quis ver que aplicações gráficas poderiam existir para esse efeito. Devo admitir que a minha esperança não era muita, mas encontrei uma extensão do Nautilus que faz o serviço e muito bem!

sudo apt-get install nautilus-image-converter

Depois convém reiniciar o Nautilus com um killall nautilus e já temos no menu Editar duas novas opções: Resize images e Rotate images.

Os nomes são bastante claros em relação ao que cada uma faz.

Para fazer o upload das fotos para o flickr utilizei o Flickr Uploader que se integra também com o Nautilus. E assim o meu fastidioso trabalho tornou-se um pouquinho mais interessante e pedagógico :).

O Nautilus é bastante despido por omissão, mas instalando algumas das extensões disponíveis ficamos com um gestor de ficheiros muito competente e cheio de funcionalidades que nos poupam muito trabalho chato.

, ,

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.