Football Manager 2008 em Linux (Ubuntu)


Sempre gostei de jogos. Apesar de agora não ter muito tempo e ter outros projectos que ocupam parte do meu tempo livre, de vez em quando jogo um pouco para espairecer :). Um jogo Manager desde os tempos do Campionship Manager 3, e agora sou fã do Football Manager.

A edição 2008 saiu à pouco tempo e felizmente é possível jogá-lo no Ubuntu 7.10 (a única distro que testei e que se encontra testada no app data-base do Wine).

Tive alguns problemas na instalação e por isso deixo aqui a minha experiência para ajudar os fãs de Manager a jogarem este fantástico jogo no seu Ubuntu :).

Para começar é necessário instalar o Wine a partir do repositório do Wine HQ, porque o que se encontra nos repositórios do Ubuntu poderá não funcionar (não testei). Para isso fazemos o seguintes:

Adicionar a chave apt:

wget -q http://wine.budgetdedicated.com/apt/387EE263.gpg -O- | sudo apt-key add –

Adicionar o repositório wine ao sources.list:

sudo wget http://wine.budgetdedicated.com/apt/sources.list.d/gutsy.list -O /etc/apt/sources.list.d/winehq.list

Instalar o wine:

sudo apt-get install wine

Depois de instalado o wine configurá-lo:

abrir a consola e fazer: winecfg

Escolher o Windows XP em “Windows Version”

Depois é instalar o Football Manager 2008 correndo o setup.exe com o wine.

Em caso de nada acontecer (como aconteceu-me) é preciso fazer uma pequena coisa:

Caso tenha uma máquina com o XP ou tenha-o instalado em máquina virtual (ex: VirtualBox…) instale o manager nesse XP e copie a pasta: C:/Programas/Sports Interactive/ para a pasta do wine:  /home/”utilizador”/.wine/drive_c/Programas/.

Depois já se pode correr o fm.exe com o wine e em principio estará tudo bem.

Isto poderá funcionar com outras distros desde que se tenha o wine actualizado, mas não testei. Por isso se conseguirem digam como o fizeram! 🙂

Digo já que o jogo está excelente e corre… mais rápido que no windows 🙂

PS: Há um pequeno problema quando o jogo está a correr em fullscreen: não é possível minimizar e restaurar. Para contornar esse problema, no winecfg em Graphics, marque a caixa “Emulate Virtual Desktop” e escolha uma dimensão que goste. Eu tenho 640X480. Assim o jogo vai correr numa janela.

Bom jogo!


8 comentários a “Football Manager 2008 em Linux (Ubuntu)”

  1. Pelo menos os treinadores consigo com foto bastante bem… Não sei os jogadores. Mas ainda não explorei bem o FaceGen. Tens problemas com as fotos Miguel?

  2. Por enquanto não tenho jogadores das camadas jovens que tenham caras ainda. Comecei agora a segunda época e nenhuma cara aparece… Já tinha ouvido falar do problema. Mas no meu nem sequer o cabelinho aparece 🙂

  3. queria saber como que faz para aparecer a foto dos jogadores…
    como por exemplo: Rogério Ceni, Valdívia, Hernannes…
    poderiam me ajudar?

  4. Isso depende da versão do Footbal Manager que tens… Tens a versão portuguesa ou brasileira? Ou a inglesa? Normalmente as fotos que vêm variam conforme a versão. Mas é sempre possível adicionar facepacks que se podem obter em sites da comunidade de jogadores como http://forumcmpt.ptgamers.com/

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.