Retro gamming linux: Mega-drive


Ontem decidi ver alguns emuladores de consolas antigas que existem para linux. Fácilmente encontrei o ZSNES (sudo apt-get install zsnes) e com ele podemos jogar muitos dos clássicos das consolas Nintendo, neste caso da Super Nintendo.

Mas eu nunca tive uma consola Nintendo pelo que muitos dos jogos, joguei em casa de amigos mas não criei uma empatia tão grande com com os jogos das antigas consolas da SEGA. Então de segui fui procurar um emulador para Megadrive (ou Genises nos EUA). Não foi muito fácil, os emuladores que estão nos repositórios do Ubuntu (dgem e xmess) são uma pilha de bugs e os jogos não passavam do ecã de arraque da SEGA.

Com um pouco de pesquisa lá encontrei um, num post do Ubuntu-forums que funciona bastante bem: o Gens. Fui buscar uns roms de jogos que jogava e (acho) que comprei (por isso não será ilegal? 🙂 ). Vários Sonic, icluindo o primeiro e para mim melhor de todos os que foram feitos. Tenho também aqui Shinobi, Mortal Combat e Street Fighter. Para recordar os velhos tempos nas horas mortas.

Não deixo um screenshot porque, bem ficam uma bela porcaria mas garanto que os jogos correm de forma perfeita existindo um modo openGL que aumenta muitíssimo a qualidade da imagem. É possível alterar a resolução do jogo, cores, brilho e contraste, gravar, usar joystick e muitas muitas outras opções.

É sem dúvida uma forma muito divertida de recordar alguns dos mais divertidos jogos que já foram feitos.


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.