Temas e motores GTK 2.x


Existem dezenas de temas GTK 2.x e vários motores (e.g Clearlooks, Murrine, Aurora, Pixmap). Podemos encontar esses motores no repositório da vossa distro favorita (Ubuntu, Debia, opensuse, Fedora, Gentoo.. etc) ou em gnomelook.org ou em gnome-art

Falando primeiro dos motores, aquele que actualmente mais me enche a vista é o Aurora, que realmente tem pormenores realmente fantásticos. Esse ainda não se encontra nos repositórios do Ubuntu (pelo menos do Gutsy), e que eu saiba ainda não está no Debian também. Um dos temas para este motor é o Aurora Midnight que, como todos os temas escuros que já experimentei, tem ainda tem alguns problemas, mas é realmente fantástico. Se alguém conhecer algum sem problemas (texto quase invisível, por exemplo) deixe um comment ;). De momento uso o tema Aurora (cor padrão).

Existem vários temas para o motor Murrina, mas até hoje nunca consegui usar um por mais de um ou dois dias. Há sempre qualquer coisa que me irrita… O motor permite temas fantásticos, mas quem faz os temas exagera sempre um pouco em algum pormenor que acaba por me afastar deste motor. Para além de não ser possível (pelo menos pata já) alterar as cores, como podemos fazer no Aurora ou Clearlooks.

O Clearlooks é o tema por omissão do GNOME. a versão 2.20 está muito, muito boa. Uma grande evolução em relação à anterior. Até conseguir compilar o Aurora utilizava o Clearlooks, normalmente um pouco alterado a nível de cores para estar mais consistente com o resto do tema do Desktop (e.g. Wallpaper). Existem muitos temas para o motor Clearlooks nos sites que referi acima, é só escolher um ao teu gosto, e pode-se sempre mudar a cor :).


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.