Testando o debian testing


Instalei o debian etch no meu pc (bem velhinho) e, após uma luta tremenda para conseguir por o meu modem huawei 3g da vodafone a funcionar devido ao kernel do etch ser muito antigo e não detectar o modem como um modem mas sim como um cd-rom, actualizei o etch para o lenny (testing). Já tutilizo Ubuntu desde Dzembro se não estou em erro e a sensação que se tem quando se entra num desktop debian é que realmente se está… no Ubuntu. Claro que a aparência é bastante diferente, o castanho/laranja do tema Human Ubuntu é substituido pelo azul celeste do tema do debian e do clearlooks, enquanto os ícones são os do Gnome (as pastas têm uma cor horríve, logo instalei o tango icon theme).

Mas no geral funciona de forma muito semelhante ao Ubuntu. Não temos o restricted drivers manager e também para obter suporte a mp3, dvd e wmv entre outros formatos restritos é jnecessário um poucos mais de trabalho, mas não mais do que 10m (adicionar o repositório debian-multimedia e instalar alguns pacotes que se encontram listados em vários locais na web). Em Debian não se utiliza sudo, o su é quem comanda. O nautilus abre cada pasta numa nova pequena janela, mas temos a opção de o não fazer assim. Parece-me que o debia reponde mais rápidamente do que o Ubuntu e as aplicaoes abrem mais rapidamente. Estou à espera do ubuntu gutsy para também instalar desta vez de volta ao Gnome (isso hei-de explicar porquê depois) e depois faço uma comparação mais rigorosa.

Uma coisa que me agrada muito no debian é a sua filosofia e também não ser apoiado por nenhuma empresa, logo não vise o lucro directo do trabalho de voluntários (o que acontece com o Ubuntu e outras distros). Acho que a Canonical, a Red Hat (já não incluo aqui a Novell, ainda estou para ver onde vai dar aquele acordo com a microsoft) e outras fazem um grande trabalho para a comunidade open-source mas utilizar e com isso ajudar uma distro que seja apenas uma comunidade de pessoas e não uma corporação é algo bem cativante do meu ponto de vista.

PS: Aqui estão as instruções para fazer o modem huawei e-220 funcionar num kernel abaixo de 2.6.20 (como o do debian etch). http://oozie.fm.interia.pl/pro/huawei-e220/

PS2: PS: post colocado a 10 de Outubro de 2007, em http://amrlima.wordpress.com/ , blogue meu que vai ser descontinuado.


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.