Fedora Community website


Para além do Fedora 11 (que já está a instalar aqui numa máquina virtual) o Projecto Fedora também lançou o Fedora Community. É um projecto que pretende, pelo que percebi, proporcionar uma forma mais centralizada e simplificada para desenvolver e envolver-se com o Fedora.?

O Ubuntu tem o Launchpad há muito tempo, mas este tem um defeito de nascença que teima em não desaparecer: não é ainda(?) totalmente open-source, e sinceramente não sei se alguma vez o será totalmente. Pelo contrário o Fedora Community é de raiz 100% software livre. Gostava de perceber qual é a relutância da Canonical em disponibilizar o código do launchpad. Será uma vantagem competitiva assim tão grande?

Com projectos como o Fedora Community e o Transifex (um sistema de traduções também desenvolvido pelo Fedora e provavelmente vai ser utilizado num futuro próximo pelo GNOME) vejo o launchpad a perder terreno. Como estes projectos são 100% open-source, outras distros e projectos upstream irão rapidamente utilizá-los e melhora-los. E assim funciona o desnvolvimento de aplicações open-source, não desenvolvendo indoors durante anos e depois abrindo o código.

Há cerca de 4 anos que sou utilizador de Ubuntu e são coisas destas que me decepcionam e fazem-me, por vezes, querer mudar. É uma relação de amor/ódio a que tenho com o Ubuntu. Adoro a comunidade mas há decisões que simplesmente odeio.


2 comentários a “Fedora Community website”

  1. Quanto ao Fedora 11, sera uma distro a tentar mais tarde, escrevi um artigo sobre ela e fiquei estupefacto com as novas funcionalidades.
    Quanto ao codigo do Launchpad, acho que recentemente tornaram open-source mais uma significativa parte, sendo que agora existe uma minima porçao em regime “closed”.
    Apesar de so usar Ubuntu a uns 6 meses, tambem vejo que a Cannonical nao tem “aquela” mentalidade open-source, por vezes…
    Mas depois olho para o meu Ubuntu e ao instalar um prog por apt esqueço-me disso.
    Cumps e ja agora, bom trabalho com o blog ;)!
    Daniel Rodrigues,

    P.S.: Peço desculpa a falta de acentos no texto, mas estou a usar o Chromium e ainda nao permite escrever com acentos. Ainda… :\

  2. Obrigado!

    É pena que a canonical mantenha uma pequena parte do lanchpad closed source, por mais pequena que esta seja. Provavelmente será importante o suficiente para que outras distros não possam criar a sua própria “instalação” do launchpad.

    Mas sim, há coisas que o Ubuntu faz melhor que todos e isso agarra utilizadores. Há coisas que fazem falta e melhorias significativas a cada versão que fazem-me manter-me como utilizador. Mas vou acompanhando as outras distros 🙂

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.