Tirar fotos de ficheiros .docx

Por muito que eduque e peça aos utilizadores aqui no trabalho que não me enviem conteúdos para publicação no site e newsletter em format docx continuo a recebê-los diariamente. A única forma é em cada um dos pcs alterar o formato de gravação por omissão MS office 2007. Claro que também posso por toda a gente a usar openoffice, mas isso é um projecto em curso ;).

Uso Ubuntu no trabalho por isso quando quero tirar alguma foto metida dum docx é uma trabalheira. No entranto hoje percebi que é possível abrir ficheiros docx com o file-roller. Botão direito -> Abrir com gestor de arquivos. Lá dentro vamos encontrar uma pasta em /word/media e vão estar todas as imagens do ficheiro :D. Nice! Não sei se isto não é muito conhecido ou eu é que tou bem atrasado :P.

De qualquer forma, não resolve o facto das fotos virem numa resolução de merda, mas também normalmente não preciso delas com grande resolução :).

#docx#file-roller#open-office#ubuntu

Comments

  1. Pedro RIbeiro - 10 de Julho de 2009 @ 12:25

    O mecanismo é idêntico aos ficheiros do OpenOffice. Os formatos nativos destes dois “Offices” não são mais que ficheiros .zip com uma determinada estrutura e a extensão correspondente.

  2. amrlima - 10 de Julho de 2009 @ 14:37

    Sim, depois reparei que os ficheiros odf seguem a mesma estrutura. Acaba por ser útil para retirar os ficheiros contidos nos documentos.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.