De volta ao Thunderbird…


A primeira aplicação open source que utilizei foi o Firefox na sua versão 0.9. Já la vai algum tempo. Usava Windows e o Firefox abriu-me a porta ao mundo do software livre. Durante muito tempo continuei no Windows e a necessidade de um cliente de e-mail seguro, funcional e simples levou-me até ao primo mais novo do Firefox: O Thunderbird. Fez sempre tudo o que queria. Com o seu filtro de spam tinha sempre a caixa de entrada limpinha :).

A migração para Linux veio mais tarde, quando a necessidade de ter um sistema operativo “totalmente” livre começou a ser mais forte (e a necessidade de me livrar da dor de cabeça que era o utilizar o Windows no dia a dia). Comecei com o opensuse com kde. Tentei o Kmail mas na altura não me seduziu muito. Usei o Thunderbird. Quando migrei para o Ubuntu deparei-me com o Evolution. Muita bom em algumas coisas, principalmente na integração com o resto do sistema e na segurança. A interface porém deixa-me um pouco perdido. Tem demasiadas funcionalidades que não uso e não há forma de as desactivar, como podemos fazer no Kontact.

Quando usei opensuse gostei do kde, e então resolvi testar o Kubuntu. Ai dediquei-me ao Kontact e ao Kmail. Excelente conjunto de aplicações! Em todos os sentidos! Ainda hoje tenho saudades :). Uma forma muito eficaz de gerir essa área.

Depois voltei ao Gnome, prendem-se principalmente com a usabilidade e a “limpeza” nos menus e opções de configuração. Claro que o Gnome também tem muito boas aplicações, mas o kde, na minha opinião, tem aplicações como o k3b, amarok, kontact, ktorrent… que são difíceis de igualar.

Tenho andado a saltitar um pouco do Evolution para o Thunderbird. Tem me dado algum trabalho a migrar os mails (principalmente do Evolution para o Thunderbird, mas segui este guia e foi fácil), mas tenho comparado as duas aplicações. Claro que o Evolution integra-se melhor do que o Thunderbird, mas este último é mais despido e simples e faz melhor aquilo para que foi construido: Receber e enviar mails. Diria que o Thunderbird tem mais da filosofia do Gnome do que o Evolution (Uma aplicação para cada tarefa).

Uma coisa que me irritava na versão 2.0 do Thunderbird eram os seus ícones ‘à lá’ Vista. Ainda existem poucos temas que funcionem no 2.0 por isso lá continuava aqui com estes ícones que me dão asía. Existe um tema Tango para 2.0 mas ao receber um mail o thunderbird bloqueava… escusado será dizer que o tornar inutilizável. Mas finalmente encontrei um tema Tango funcional!!

Cá está ele! É só transferir, a extensão para .jar (como diz no link) e instalar normalmente.

E já está! Já temos uns ícones lindos no nosso Thunderbird, para associar à sua excelente usabilidade!!


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.