Interessado em ajudar cartografar os Açores?


Se a resposta é sim, continua a ler!

Se é não, continua a ler, pode ser que mudes de ideias.

Para quem não conhece existe um projecto que se chama Open Street Map (OSM) que pretende criar um mapa mundo livre (sob a licença GPL) e editável por qualquer pessoa. Onde é que já ouvimos isto? Sim, tem uma filosofia muito semelhante à Wikipédia e ninguém hoje duvida do sucesso desta e da revolução que criou no mundo do conhecimento, “destruindo” outras enciclopédias digitais como a Encarta.

O OSM pretende que utilizadores de todo o mundo ajudem a construir o mapa mais preciso e detalhado que existe, com a vantagem de ser livre e gratuito!

Ao explorar o mapa é possível constatar que existem zonas do mundo que estão representadas no OSM com grande detalhe e precisão. No entanto se virem o mapa dos Açores… está muitíssimo incompleto. Isso é mau? Não precisa de ser totalmente mau. É uma bela oportunidade de ajudar a construir um mapa dos Açores :).

O que é preciso para ajudar?

Ter um GPS ou telefone com GPS é essencial. Depois é só procurar uma rua que não esteja representada e utilizar o GPS para fazer o “track” da rua. Em seguida é necessário fazer o upload do trace para o OSM. E isto já é uma grande contribuição. Para quem está numa de desenhar mapas ainda melhor! Pode construir as ruas a partir dos traces, colocando tags, nomes etc etc. Há tanto para fazer!

Claro que tudo isto está muito resumido, mas garanto que é mesmo divertido. E à medida que vemos o mapa a melhorar e a ficar mais completo ainda melhor :D.

Mais informação na wiki do OSM. Já existe uma wiki para os Açores criada pelo gouki aqui. Quem quiser contribuir esteja à vontade para perguntar e tirar dúvidas!

,

3 comentários a “Interessado em ajudar cartografar os Açores?”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.