Interessado em ajudar cartografar os Açores?

Se a resposta é sim, continua a ler!

Se é não, continua a ler, pode ser que mudes de ideias.

Para quem não conhece existe um projecto que se chama Open Street Map (OSM) que pretende criar um mapa mundo livre (sob a licença GPL) e editável por qualquer pessoa. Onde é que já ouvimos isto? Sim, tem uma filosofia muito semelhante à Wikipédia e ninguém hoje duvida do sucesso desta e da revolução que criou no mundo do conhecimento, “destruindo” outras enciclopédias digitais como a Encarta.

O OSM pretende que utilizadores de todo o mundo ajudem a construir o mapa mais preciso e detalhado que existe, com a vantagem de ser livre e gratuito!

Ao explorar o mapa é possível constatar que existem zonas do mundo que estão representadas no OSM com grande detalhe e precisão. No entanto se virem o mapa dos Açores… está muitíssimo incompleto. Isso é mau? Não precisa de ser totalmente mau. É uma bela oportunidade de ajudar a construir um mapa dos Açores :) .

O que é preciso para ajudar?

Ter um GPS ou telefone com GPS é essencial. Depois é só procurar uma rua que não esteja representada e utilizar o GPS para fazer o “track” da rua. Em seguida é necessário fazer o upload do trace para o OSM. E isto já é uma grande contribuição. Para quem está numa de desenhar mapas ainda melhor! Pode construir as ruas a partir dos traces, colocando tags, nomes etc etc. Há tanto para fazer!

Claro que tudo isto está muito resumido, mas garanto que é mesmo divertido. E à medida que vemos o mapa a melhorar e a ficar mais completo ainda melhor :D .

Mais informação na wiki do OSM. Já existe uma wiki para os Açores criada pelo gouki aqui. Quem quiser contribuir esteja à vontade para perguntar e tirar dúvidas!

Technorati Tags: , ,

Related posts:

  1. Publicidade no Site da Universidade dos Açores?! Já sabia que neste país vale quase tudo (ou será...
  2. Open Street Map – Actualização Desde que comecei a editar o Open Street Map já...
  3. O GNOME não sabo o que é céu limpo nos Açores Isto era mais um post para microblogging mas aqui vai:...


If you want to follow this post leave a comment bellow and continue the thread, or sbscribe the feed. If you don't have a feed reader you may subscribe by e-mail. Click here to sign up.

Trackbacks & Pingbacks

No trackbacks/pingbacks yet.

Comments

Gravatar
Comentário por Raquel 23 de Agosto de 2009 @ 10:05

A resposta é… NÃO! :P

Gravatar
Comentário por amrlima 23 de Agosto de 2009 @ 19:55

Isso é porque não tens GPS :D Mas acabas por fazer umas ruazinhas comigo ;)

Gravatar
Comentário por Raquel 23 de Agosto de 2009 @ 20:20

Que remédio tenho eu… lol

Publicar um comentário

Quebras de linha e parágrafo automáticas; endereços de correio electrónico nunca apresentados; HTML permitido: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre lang="" line="" escaped="">

(obrigatório)

(obrigatório)