Gnome-shell: botões nas janelas já eram


Finalmente consegui voltar a compilar o gnome-shell e foi uma agradável surpresa. Está mais rápido, mais estável e com algumas modificações visuais e funcionais interessantes. A que certamente causa mais surpresa/estranheza é a ausência de botões nas barras de títulos nas janelas. Vejam por vocês mesmos.


Na verdade, com o gnome-shell, não há necessidade de minimizar janelas se bem que não sei se haverá no futuro algum botão para fechar. Um alt+F4 ou um clique no ícone na janela -> Fechar chegam. Pode-se também fechar a janela no modo de overview, clicando no x no canto superior esquerdo da janela.

Acho que o objectivo é este, que esta seja a forma principal de fechar a janela. Parece que o gnome-shell terá definitivamente (segundo o que li na wiki) um global menu bar à lá Mac. O painel superior irá albergar os menus das aplicações. Confesso que sempre quis ver isso implementado no GNOME :D.

Está cada vez mais difícil voltar ao velhinho painel. Faz-me falta apenas a applet do tomboy onde estou sempre a por tudo e mais alguma coisa, e a applet do monitor de sistema. Mas como as applets têm um futuro incerto, é melhor ir-me habituando a viver sem elas. Vou continuar com a shell para ver como se safa no dia a dia de trabalho.

Entretanto vou-me divertindo com um camaleão :).

Bom Natal!

,

Um comentário a “Gnome-shell: botões nas janelas já eram”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.