A correr LMDE no portátil


LMDE?? Que merda é essa? Linux Mint Debian Edition é uma nova versão do Linux Mint, desta vez baseada em Debian Testing o que faz com que seja uma rolling distro (com ênfase em GNOME), algo que andava a desejar há anos! Sei que existe por exemplo o sidux mas suporta(ainda é assim?) apenas KDE e queria uma distro GNOME, claro :). Sim, é 100% compatível com os repositórios Debian 😀 (algo que o Ubuntu deveria ter sido, na minha opinião). É basicamente Debian com uns ligeiros retoques e software do Debian multimedia, um LiveCD e um instalador muito semelhante ao do Mint “normal”.

Estava a utilizar Fedora tanto no desktop como no portátil, mas andava descontente no portátil com a duração de bateria e aquecimento do portátil com os drivers Radeon – os drivers proprietários causam corrupções várias, por exemplo no firefox, o que suponho seja devido ao facto do Fedora utilizar sempre o mais recente Xorg. Os updates frequentes do Kernel também faziam com que, de tempos a tempo,s o portátil deixasse de suspender e/ou hibernar… enfim… Ainda vi como tava o Ubuntu 10.04, para além das cores que me deixaram mal disposto, gostei do que experimentei mas hoje li que tinha sido lançado o Linux Mint Debian Editon e não pensei duas vezes. Pus numa pen e aqui vai disto. Correu bastante bem, a instalação, depois foi necessário algum fine-tunning no pós-instalação, o que para alguém pouco experimentado nessas andanças poderia ser desmotivador.

Tinha saudades do aptitude, do apt pining, do dpgk etc. Espero que seja um projecto para continuar, (não me apetece reinstalar o portátil tão cedo!) a ver pelas reacções acho que vai haver bastante aderência a esta nova cara(alma do Mint. Espero é que o Debian 6 não demore muito a sair para o testing ficar “descongelado” e começarem a chegar actualizações :).

Quanto ao desktop vai continuar com Fedora 13, está muito bem assim, até porque é quase um servidor caseiro :).

,

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.